×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Nova Bassano completa 125 anos de fundação


Data de publicação: 18 de novembro de 2021


Há mais de 100 anos, em 1886, as primeiras famílias de imigrantes italianos pisaram neste solo. Em 1992 um grande número de imigrantes por aqui se estabeleceu. Mas a fundação de Nova Bassano, segundo relata o ilustre bassanense Dom Laurindo Guizzardi em seu livro “Nova Bassano: das origens ao raiar do Século XX”, aconteceu no dia 15 de novembro de 1896, quando o Padre Colbachini estabeleceu o local da construção da igreja, que se tornaria o centro do povoado.
Como ocorreu em outras colônias, também por aqui houve disputas entre os moradores para definir o local da igreja. Como disse o próprio Pe. Pietro Colbachini “cada linha queria a sede em seu território: antes, cada família desejava-a à sombra da própria casa”. Depois de várias divergências, conseguiu convencer os diversos interessados, especialmente das Linhas 9ª e 10ª, a construir a igreja nos fundos de “lotes” entre estas “linhas”. Quatro moradores vizinhos fizeram a doação de uma quarta parte de sua colônia de terra para formar a cidade, o que aconteceu em 15 de novembro de 1896, data considerada como marco inicial de Nova Bassano. Poucos dias depois, no dia de Natal – 25 de dezembro de 1896, foi rezada a primeira missa, que é considerada a data de fundação da Paróquia. A emancipação de Nova Bassano, por sua vez, só aconteceu há 57 anos atrás, em 23 de maio de 1964.
Desde a chegada dos primeiros imigrantes, quanta história se desenrolou pelas “linhas”, bairros e ruas de Nova Bassano; quantas famílias aqui se constituíram ou tiveram seus filhos; quantas vidas se forjaram e ajudaram a fazer de Nova Bassano o que ela é hoje. A todos, parabéns pelos 125 anos de fundação desta comunidade.

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados
Dynamika Soluções Web Ltda